Com a leitura do texto "Brincando com as palavras", observamos que a poesia, assim como brincar, contribui para o desenvolvimento cognitivo, pois conforme Piaget, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estágios ou etapas constantes e sequenciais. Rimas, músicas, trocadilhos chamam a atenção das crianças e desenvolvem o raciocínio.
Nós, educadores, devemos estimular os alunos à leitura desse gênero e a construção de suas próprias poesias. Para a aprendizagem se tornar mais prazerosa, o lúdico surge como uma alternativa de instigar a permanência do aluno na sala de aula. Podemos trabalhar com poesias para reforçar os conteúdos que muitas vezes são monótonos e cansativos. Além da poesia, as músicas também despertam no aluno a criatividade, habilidades e o censo crítico.
A poesia é a primeira manifestação de expressão literária. O entendimento não é o essencial, pois a poesia é para ser sentida, muito mais do que compreendida. A poesia é fruto da sensibilidade do leitor. O professor deve propiciar ao aluno a vivência da poesia pelos movimentos rítmicos, pela dramatização, pelas mensagens apresentadas e sentidas em sua riqueza de conteúdo e de linguagem. Por isso, é imprescindível expor o leitor criança a um material poético diversificado, instigando o aluno para o emotivo, pois ao longo de nossa formação profissional, aprendemos que, na maioria das vezes, a aprendizagem se dá pela emoção e não pela razão.
Então, o gênero poesia é indicado não somente para o entretenimento, mas também para falar da linguagem e instigar a imaginação, servindo de apoio para trabalharmos outros conteúdos. Visto que os alunos, principalmente nos anos iniciais, não têm consciência da necessidade de estudar, quanto mais da obrigatoriedade. Outros gêneros literários também têm essa magia, facilitando a memorização do conteúdo pelo aluno.
A poesia é a primeira manifestação de expressão literária. O entendimento não é o essencial, pois a poesia é para ser sentida, muito mais do que compreendida. A poesia é fruto da sensibilidade do leitor. O professor deve propiciar ao aluno a vivência da poesia pelos movimentos rítmicos, pela dramatização, pelas mensagens apresentadas e sentidas em sua riqueza de conteúdo e de linguagem. Por isso, é imprescindível expor o leitor criança a um material poético diversificado, instigando o aluno para o emotivo, pois ao longo de nossa formação profissional, aprendemos que, na maioria das vezes, a aprendizagem se dá pela emoção e não pela razão.
Então, o gênero poesia é indicado não somente para o entretenimento, mas também para falar da linguagem e instigar a imaginação, servindo de apoio para trabalharmos outros conteúdos. Visto que os alunos, principalmente nos anos iniciais, não têm consciência da necessidade de estudar, quanto mais da obrigatoriedade. Outros gêneros literários também têm essa magia, facilitando a memorização do conteúdo pelo aluno.
Citamos alguns exemplos:
Música: Tocando em Frente
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Eu só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei.
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso à chuva para florir
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou.
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora.
Cada um de nós compõe a sua historia
Cada ser
Carrega
De ser feliz
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua historia
Cada ser
Carrega
De ser feliz
Literatura Infanto-juvenil
TÔ FRACO, TÔ FORTE
A galinha de angola ou galinha fala:
_ Tô fraco, tô fraco.
O carro de boi é de madeira.
Ele tem duas rodas.
A roda roda e canta:
_ Tô forte, tô forte.
A galinha é fraca.
O boi é forte.
Ela chora: _ Tô fraco.
Ele chora: _ Tô forte.
Tô fraco, tô forte.
Tô forte, to fraco.
É uma boa cantoria.
A galinha pede:
_ Ô, carro de boi, canta bem forte!
O carro de boi cantarola:
_ Ô, galinha, vê se não amola.
_ Tô fraca, tô fraca.
Você parece boba!
Bobo é o boi, o avô do boi,
a avó da vaca, toda a boiada!
O boi fala:
_ Eu não falei nada, galinhola danada.
O carro de boi dá risada.
A galinha de Angola dá mais risada.
O boi convida:
_ Sobe no carro.
A galinhola pula no carro.
O carro de boi vai pelo caminho.
Eles ficam amigos e cantam:
_ Tô fraco, tô forte,
tô forte, tô fraco!
Tô fraco, tô fraco.
Tô forte, tô forte!
Lúcia Pimentel Góes
Que lindos exemplos Grupo!
ResponderExcluirO texto e as poesias comprovam a importância das leituras sejam ouvidas, cantadas, contadas, lidas, desempenham um papel fundamental na construção do conhecimento e no desenvolvimento da sensibilidade das coisas. As palavras apresentadas em versos, com ou sem rima, muitas vezes, suavizam dificuldades e sofrimentos permitindo que a alegria e vontade de cantar a vida prevaleça. Gostei de tudo. Parabéns.
Divulguem, atualizem e comentem o blog de vocês.
Abraço carinhoso
Profa. Marilene